quarta-feira, 19 de junho de 2013

SEM A DEVIDA DIVULGAÇÃO,CAMOCIM SEDIARÁ AMANHÃ IMPORTANTE ENCONTRO DA EDUCAÇÃO

O município de Camocim vai sediar a I Conferência Intermunicipal da Educação. O evento integra a série de encontros preparatórios para a II CONAE, que ocorrerá em Brasília em fevereiro de 2014. Participarão do encontro em nossa cidade, representantes dos municípios de Barroquinha, Chaval, Granja e Martinópole.
Data: 20 de Junho de 2013
Horário: 8 horas
Local: EEEP Monsenhor Expedito da Silveira de Sousa
A Conferência se constitui numa grande oportunidade da sociedade pensar, discutir, refletir, propor e contribuir para a construção de um sistema nacional de educação pública que atenda aos interesses da sociedade.
Podem e devem participar da Conferência: Estudantes, Pais, Profissionais da Educação, Gestores, Agentes Públicos e a sociedade civil organizada de modo geral.
O tema central do encontro será: O PNE na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração. Objetivando atender a temática central, o Fórum Nacional de Educação (FNE), constituiu os seguintes Eixos temáticos para organizar e fomentar os debates:

Eixo I – O plano nacional de educação e o sistema nacional de educação: organização e regulação;
Eixo II – Educação e diversidade: justiça social, inclusão e direitos humanos;
Eixo III – Educação, trabalho e desenvolvimento sustentável: cultura, ciência, tecnologia, saúde, meio ambiente;
Eixo IV – Qualidade da educação: democratização do acesso, permanência, avaliação, condições de participação e aprendizagem;
Eixo V – Gestão democrática, participação popular e controle social;
Eixo VI - Valorização dos profissionais da educação: formação,remuneração, carreira e condições de trabalho;
Eixo VII – Financiamento da educação, gestão, transparência e controle social dos recursos

Nossa Crítica à SME:
1. A imensurável importância do encontro parece ser desprezada pela SME que, apesar de ser cobrada por nossa Entidade desde 17 de abril último deixou para o "apagar das luzes" a realização do evento. O prazo para sua realização encerra no fim deste mês;
2. A divulgação, que deveria ser ampla, foi deveras insuficiente;
3. Os professores e demais servidores da educação deveriam participar ativamente do encontro. Todavia, fomos informados pela Coordenadora da CAGE/SME, Ilma Vieira, que a própria Secretaria selecionou os profissionais das escolas para participar dos debates. 

Ora, se a prefeitura está criando um horário especial de trabalho para que o jogo da seleção desta 4ª Feira seja assistido, por que não disponibilizar também a grande participação dos docentes na Conferência? Ou por que não permitir que as escolas escolhessem e enviassem pais, estudantes e profissionais para participarem do evento? Sabemos que, pela falta de vontade e organização da SME, ficará difícil para os servidores participarem do evento, mas os que forem poderão contribuir e muito com a educação pública de Camocim e do Brasil.

Assim, o Sindicato APEOC conclama a todos os Estudantes, Pais e Profissionais da Educação a participarem do evento que deverá definir as políticas públicas para o desenvolvimento da educação brasileira para os próximos anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário