sexta-feira, 21 de março de 2014

PROFESSORES DE BARROQUINHA VÃO AO GABINETE DA PREFEITA SOLICITAR O PISO, REAJUSTE SALARIAL E REESTRUTURAÇÃO DO PLANO DE CARREIRA



Na tarde da última quinta-feira, 20 de março, o Sindicato APEOC, tendo a frente seu Presidente, Antonio Francisco, acompanhado de vários professores da Sede, Distritos e localidades, foram a Prefeitura  Municipal solicitar a equiparação do Piso Nacional dos professores, reajuste salarial municipal para a categoria e a reestruturação do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração - PCCR, sendo recebidos na ocasião, pela prefeita Tetê.

Além dos professores, participaram desta reunião representante da Secretaria Municipal da Educação, Procurador Geral do Município e os Vereadores Genilson Moreira, Andreina Rocha e José Joaquim.

A respeito dos pontos discutidos pelo Sindicato APEOC, estava em pauta o Piso Nacional, Plano de Cargos, Carreira e Remuneração e o reajuste municipal, que o município vem apenas fazendo a equiparação do Piso e isso vem achatando  o salário dos professores a cada ano, causando uma preocupação a todos os professores, inclusive aqueles que estão há mais tempo exercendo a profissão e prestes de suas aposentadorias.

No inicio da carreira o salário de um professor com 40hs aulas semanal em Barroquinha correspondia há quase 4 salários mínimos. Atualmente, um professor com a mesma carga horária, recebe em média 2 salários e meio. Deve-se ressaltar que após 15 anos de Magistério, ainda não houve enquadramento devido, e pelo fato de o Município não respeitar o tempo de serviço de cada um, hoje  os professores admitidos  em 1998, 1999, 2002 e 2007, continuam recebendo bem menos do que deveriam.

O Procurador se comprometeu em elaborar o projeto de equiparação do piso e enviar a Câmara para ser aprovado no mesmo dia, a tempo para que o salário dos professores seja equiparado ao piso e pago já no próximo mês, sendo apresentado e aprovado na Sessão Ordinária desta sexta-feira (21), com efeitos retroativos a 1º de janeiro de 2014.

No tocante ao reajuste municipal, o Procurador se comprometeu em fazer levantamento da folha de pagamento após a equiparação e apresentar a Prefeita até o dia 31 de março, quando a mesma irá se posicionar a cerca do reajuste municipal.

E finalizando a pauta de discussão, quanto a proposta do PCCR, o Procurador do Município vai apresentar seu parecer até o dia 04/04, mas já adiantou que a referida proposta  está correta do ponto vista constitucional. Dessa forma, não temos dúvida que é possível sim o Município reestruturar o Plano dos professores e possibilitar a progressão na carreira.
                                              

Nenhum comentário:

Postar um comentário