Pesquisa aponta que falta capacitação para professores do uso pedagógico das máquinas e da internet
Apesar dos computadores terem chegado às escolas públicas do País, o uso da ferramenta e da internet ainda é tímido e conservador. A análise é dos responsáveis pela pesquisa TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação) Educação 2010 realizada em 497 instituições de ensino de ensino municipais e estaduais de todas as regiões urbanas do Brasil. Divulgado nesta terça-feira, o estudo do Comitê Gestor da Internet no Brasil identifica usos e apropriações das TICs nas escolas públicas brasileiras.
De acordo com a pesquisa, 100% das escolas pesquisadas têm
computadores e 92% contam com acesso à internet (87% têm banda larga).
Porém as atividades mais realizadas pelos professores com os alunos –
exercícios para prática e fixação do conteúdo, aula expositiva e
interpretação de textos – são as menos praticadas com as máquinas.
Segundo os 1.541 professores de português e matemática entrevistados,
as atividades mais praticadas são ensinar os alunos a usar o computador
e a internet (66%), realizar pesquisas (44%) e projetos ou trabalhos
sobre um tema (43%).
Atividades propícias para serem feitas com o uso do computador, como
intermediar o contato dos alunos com especialistas e agentes externos
(20) e realizar trabalhos colaborativos entre os alunos são práticas
menos utilizadas.
Fonte:IG
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