terça-feira, 11 de junho de 2013

ENSINO BÁSICO TERÁ AVALIAÇÃO ANUAL

Escolas terão resultado global com diagnóstico, de modo a orientar as futuras intervenções pedagógicas

Brasília. As crianças que terminam o ciclo de alfabetização - do 1º ao 3º ano do ensino básico - em escolas públicas farão a Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA). A avaliação foi criada por uma portaria publicada ontem no Diário Oficial da União. A ANA servirá para medir o conhecimento das crianças e ajudará no cumprimento do Plano Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) - estabelece que todas as crianças até os 8 anos de idade sejam alfabetizadas em português e matemática. A avaliação estava prevista na portaria que instituiu o Pnaic.
A ANA será uma avaliação censitária, de larga escala, com índices de alfabetização e letramento dos estudantes de todo o Brasil FOTO: ELIZÂNGELA SANTOS

De acordo com o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Luiz Cláudio Costa, a avaliação deve ser aplicada pela primeira vez neste ano, quando começa a ser implementado o Pnaic.

A avaliação de 2013 servirá como ponto de partida para que se possa medir a evolução do aprendizado das crianças nessa etapa do ensino. A portaria afirma que a ANA deverá produzir informações sistemáticas sobre as unidades escolares, de forma que cada uma dessas unidades receba o resultado global.

Será uma avaliação censitária, de larga escala e servirá para a produção de índices sobre a alfabetização e letramento dos estudantes. A ANA será aplicada anualmente. Fará parte do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que era composto apenas pela Avaliação Nacional da Educação Básica (Aneb) - feita por amostragem nas redes de ensino - e pela Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Anresc), que recebe o nome de Prova Brasil - mais extensa e detalhada. Ambas são aplicadas de dois em dois anos de forma intercalada no 5º e 9º ano do ensino fundamental e no 3º ano do ensino médio. Com a ANA, o Saeb passa a ser composto por três modalidades de avaliação.

Os principais objetivos da Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) são avaliar a equidade e a eficiência do ciclo de alfabetização das escolas públicas e produzir informações sobre esses estabelecimentos, com os resultados em sistemática global.

Provinha Brasil

Nos primeiros anos letivos, a avaliação teve um grande passo neste ano por meio da Provinha Brasil, que diagnóstica o nível de alfabetização das crianças matriculadas no segundo ano de escolarização das escolas públicas brasileiras. Essa avaliação acontece em duas etapas, uma no início e a outra ao término do ano letivo. A partir das informações obtidas pela avaliação, os gestores e professores têm condições de intervir de forma mais eficaz no processo de alfabetização aumentando as chances de que todas as crianças, até os oito anos de idade, saibam ler e escrever. A Provinha Brasil é distribuída pelo MEC para todas as secretarias de educação municipais, estaduais e do Distrito Federal. 
FONTE: Diário do Nordeste

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