Escolas terão resultado global com diagnóstico, de modo a orientar as futuras intervenções pedagógicas
Brasília.
As crianças que terminam o ciclo de alfabetização - do 1º ao 3º ano do
ensino básico - em escolas públicas farão a Avaliação Nacional da
Alfabetização (ANA). A avaliação foi criada por uma portaria publicada
ontem no Diário Oficial da União. A ANA servirá para medir o
conhecimento das crianças e ajudará no cumprimento do Plano Nacional
pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) - estabelece que todas as
crianças até os 8 anos de idade sejam alfabetizadas em português e
matemática. A avaliação estava prevista na portaria que instituiu o
Pnaic.
A ANA será uma avaliação censitária, de larga escala, com índices de
alfabetização e letramento dos estudantes de todo o Brasil FOTO:
ELIZÂNGELA SANTOS
De acordo com o presidente do Instituto
Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep),
Luiz Cláudio Costa, a avaliação deve ser aplicada pela primeira vez
neste ano, quando começa a ser implementado o Pnaic.
A avaliação
de 2013 servirá como ponto de partida para que se possa medir a evolução
do aprendizado das crianças nessa etapa do ensino. A portaria afirma
que a ANA deverá produzir informações sistemáticas sobre as unidades
escolares, de forma que cada uma dessas unidades receba o resultado
global.
Será uma avaliação censitária, de larga escala e servirá
para a produção de índices sobre a alfabetização e letramento dos
estudantes. A ANA será aplicada anualmente. Fará parte do Sistema de
Avaliação da Educação Básica (Saeb), que era composto apenas pela
Avaliação Nacional da Educação Básica (Aneb) - feita por amostragem nas
redes de ensino - e pela Avaliação Nacional do Rendimento Escolar
(Anresc), que recebe o nome de Prova Brasil - mais extensa e detalhada.
Ambas são aplicadas de dois em dois anos de forma intercalada no 5º e 9º
ano do ensino fundamental e no 3º ano do ensino médio. Com a ANA, o
Saeb passa a ser composto por três modalidades de avaliação.
Os
principais objetivos da Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) são
avaliar a equidade e a eficiência do ciclo de alfabetização das escolas
públicas e produzir informações sobre esses estabelecimentos, com os
resultados em sistemática global.
Provinha Brasil
Nos
primeiros anos letivos, a avaliação teve um grande passo neste ano por
meio da Provinha Brasil, que diagnóstica o nível de alfabetização das
crianças matriculadas no segundo ano de escolarização das escolas
públicas brasileiras. Essa avaliação acontece em duas etapas, uma no
início e a outra ao término do ano letivo. A partir das informações
obtidas pela avaliação, os gestores e professores têm condições de
intervir de forma mais eficaz no processo de alfabetização aumentando as
chances de que todas as crianças, até os oito anos de idade, saibam ler
e escrever. A Provinha Brasil é distribuída pelo MEC para todas as
secretarias de educação municipais, estaduais e do Distrito Federal.
FONTE: Diário do Nordeste
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