terça-feira, 1 de outubro de 2013

POLÊMICA: COMISSÃO PARLEENTAR É BARRADA EM VISITA À ESCOLA MUNICIPAL

Dando continuidade a série de visitas às escolas da rede pública municipal de ensino, um dos representantes da Comissão de Defesa do Direito à Educação o vereador Guilherme Sampaio (PT) relata ter sido impedido, nesta segunda-feira (30), de visitar a Escola Municipal Santa Maria, na Secretaria Executiva Regional (SER III). O fato foi confirmado pela Secretaria Municipal de Educação (SME), que alegou não saber o verdadeiro motivo da visita, devido a falta de um documento que comprovasse o objetivo do vereador e do grupo que estava com ele.
Conforme o coordenador do Distrito de Educação III, Otílio Diógenes, na última semana, um grupo da Câmara Municipal a pedido de Guilherme Sampaio teria ido à escola dizendo ser da Engenharia da SME e fotografado o local. “Podemos até dizer que foi falsidade ideológica, porque eles falaram que eram de um órgão sendo de outro. Hoje chegou o vereador e algumas pessoas dizendo ser da comissão, só que ele não tinha documento dizendo o motivo da visita.
Guilherme Sampaio contestou a afirmação da Secretaria e alegou ser uma rotina da comissão desde maio e que esta seria a última regional a ser inspecionada. “Não só desconheço, como é absolutamente mentiroso. Nossas visitas são públicas e são sempre acompanhadas da Comissão. Eu sou vereador de Fortaleza e fui eleito para fiscalizar a administração”. Segundo Sampaio, o fato será levado à Câmara Municipal na terça-feira (1º). “Isso nunca tinha acontecido. É muito grave barrar um parlamentar, essa era a última regional que estávamos visitando. Semana passada visitamos a regional IV, V, VI e I”.
De acordo com Otílio Diógenes, o vereador disse ser da Comissão, mas não explicou o motivo da ida ao local. “Não sabemos o real objetivo da visita e como já havia acontecido o outro fato na semana passada, a diretora tem que saber o motivo da visita”.
Inspeção em 12 escolas da rede pública municipal
No último dia 14, integrantes da Comissão de Educação, Cultura, Desporto e Lazer, da Câmara Municipal de Fortaleza, resolveram iniciar uma série de visitas às escolas da rede pública municipal de ensino. O presidente do grupo, vereador Evaldo Lima (PCdoB), também líder do prefeito na Câmara, havia explicado na ocasião que 12 unidades escolares seriam visitadas, além de equipamentos culturais e esportivos. A meta é garantir esse levantamento até o fim do ano.
Conforme Evaldo, a Comissão começou visitando alguns equipamentos e depois seguiu com visitas às escolas, que são inspecionadas duas por regionais, escolhidas em consenso pelos membros do grupo.
Do Diário do Nordeste


Nenhum comentário:

Postar um comentário